sexta-feira, 8 de abril de 2016

Bentos, plânctons e néctons: uma forma de classificar o ecossitema marinho

Quando pensamos no ambiente marinho como ecossistema, a categorização mais lembrada é estratificada da seguinte maneira:
  • fitoplâncton
  • zooplâncton
  • vertebrados
No entanto, estas duas primeira podem ser generalizadas em um único grupo e esta última pode receber uma outra denominação, além também de se levar em conta mais um outro grupo.

O primeiro grupo, reúne o fito e o zooplâncton no chamado planctônicos. A eles se identifica a ausência do poder de locomoção, sendo arrastados por correntezas ou flutuando à deriva, embora haja exceções de alguns invertebrados. Sobretudo, pelo fitoplâncton, os planctônicos se tornam a base da cadeia alimentar, pois dentre eles estão os produtores ou fotossintetizantes e que são os seres essenciais para a produção de O2 e captação de CO2. O zooplâncton contribui para o equilíbrio ecológico e é composto de seres microscópicos até animais em estágio larval; estes organismos podem permanecer a vida inteira como plâncton ou apenas durante a fase de larva ou de ovo.
Cultura Mix
O segundo grupo é o que leva o nome de nectônicos. Nesse grupo os seres têm a condição contrária a dos plânctons, nele, os seres possuem não só órgão para a locomoção, como também, adaptações fisiológicas. Os exemplos mais próximos de nossa realidade são os peixes e mamíferos aquáticos. Como no primeiro grupo, este é divido entre aqueles que permaneceram a maior parte da vida pela coluna d'água (os pelágicos) e aqueles que passam a maior parte em contato com o substrato ( os demersais). Neste caso, a importância destes animais é encontrada em seu valor econômico. Por serem mais diversos, as atividades comerciais são centradas neles.
Mundo Biologia

Por fim, o terceiro grupo é o dos chamados bentônicos. Refere-se aos seres que vivem associados ao substrato ou a parte mais profunda do mar. Dentro desse grupo pode haver as seguintes divisões:

  • Sésseis, fixos no substrato, como as esponjas e algas macroscópicas;
  • E os que se locomovem pelo substrato, como caranguejos e estrela-do-mar.
Ou
  • Fitobento: exemplificados pelas micro algas e plantas aquáticas enraizadas;
  • Zoobento: animais e protistas.
Se considerar tamanho, ainda teria mais uma:
  • Macrofauna: para os organismos vistos a olho nu
  • Microfauna: seres com o seu desenvolvimento no substrato como os protistas.
  • Meiofauna: são exemplificados por moluscos, seres que vivem permanentemente enterrados.
Cultura Mix
Fontes

Comuns aos três:
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/planctons--nectons--bentos.html
Plânctons:
http://escolakids.uol.com.br/plancton.htm
http://escola.britannica.com.br/article/482226/plancton
http://www.todamateria.com.br/plancton/
http://www.coladaweb.com/biologia/reinos/plancton
http://www.infoescola.com/biologia/plancton/
Néctons:
http://aomarbiologico.blogspot.com.br/2013/07/nectons-definicao.html
http://massaliquida.blogspot.com.br/2012/04/qual-o-significado-dos-termos-plancton.html
http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/fauna/comunidades-marinhas-plancton-necton-e-bentons 
Bentos:
http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/fauna/comunidades-marinhas-plancton-necton-e-bentons
http://brasilescola.uol.com.br/biologia/comunidades-marinhas.htm

domingo, 3 de abril de 2016

Mamíferos Marinhos

Viveram sobre a terra e ao longo da evolução voltaram para o ambiente aquático. Os mamíferos marinhos vivem toda ou boa parte de sua vida na água e depende de mares e oceanos para sobreviver, sejam os cetáceos que são completamente dependentes do meio marinho ou os pinípedes que se alimentam nos oceanos, porém procriam em terra.
Diversos grupos de mamíferos marinhos habitam os mares do planeta, todos possuem três características comuns: Em algum momento de sua vida possuem pelos no corpo, mesmo que na fase embrionária como os golfinhos, retiram oxigênio do ar (respiração pulmonada) e amamentam seus filhotes.
Os mamíferos marinhos são divididos em quatro grupos: cetáceos, pinípedes, sirenídeos, fissípedes.

Cetáceos
É o grupo de mamíferos marinhos que engloba baleias, golfinhos e botos, e são divididos em dois subgrupos: Misticetos e Odontocetos.
As principais características dos Cetáceos são: o corpo fusiforme com espessa camada de gordura, respiração pulmonar, orifício respiratório no topo da cabeça, período de gestação longo, produção de leite para alimentar seus filhotes, ausência de pelos (apenas alguns resquícios denominados vibrissas) e o fato de passarem toda a sua vida no ambiente aquático.

Baleia Jubarte(Megaptera Novaeangliae)
Golfinhos(Delphinus Delphin)

Pinípedes

Os pinípedes são animais que são adaptados para o ambiente aquático,sendo dividido em três famílias:  Otariidae (lobos e leões marinhos), Odobenidae (morsas) e Phocidae(focas).
Umas das principais mudanças morfológicas no corpo destes animais são: corpo alongado para deslocamento na água, camada de gordura espessa para suportar as baixas temperaturas da água, orifícios respiratórios na parte frontal e a cauda possui tamanho reduzido.
Morsa(Odobenus rosmarus)

Sirenídeos

Os sirenídeos são os únicos mamíferos aquáticos herbívoros, possuem corpo grande e robusto, coberto por pelo, com ossos bastante densos e camada adiposa espessa. Além disso, as nadadeiras estão ausentes, e suas narinas se localizam na região superior do focinho, existem duas famílias: a Dugongidae(representada pela já extinta vaca marinha) e Trichechida(representada pelo peixe-boi).
Peixe-boi(Trichechus Sp)

Fissípedes

São os animais marinhos carnívoros e que possuem dedos separados, que incluem o urso polar e duas espécies de lontra.

Urso polar(ursus Maritimus)
Fontes
https://cramq.socpvs.org/educacao/informacao-de-animais-marinhos/informacao-mamiferos-marinhos/
http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/fauna-brasileira/estado-de-conservacao/2782-mamiferos-aquaticos58.html
http://www.mundodosanimais.pt/mamiferos/mamiferos-aquaticos/
http://www.infoescola.com/animais/cetaceos/
http://www.efecade.com.br/carnivoros/