domingo, 21 de agosto de 2016

DIVERSÃO? PARA QUEM???

Muito apreciado por crianças e adultos, os parques aquáticos que apresentam espetáculos com animais não vem vivendo seus melhores dias, tendo uma queda considerável no numero de visitantes, após o lançamento do documentário Blackfish. O documentário trouxe uma série de entrevistas com ex-treinadores que relatavam as condições improprias de sobrevivência, maus tratos e falta de experiência por parte daqueles que cuidavam dos animais.
As polemicas que esses parques vêm enfrentando são antigas, porém veio ao conhecimento da maior parte das pessoas em 2010 o ataque de uma orca a treinadora Dawn Brancheau que veio a óbito, sendo essa a terceira morte causada pelo mesmo animal. Quando questionados sobre os ataques os responsáveis pelo parque dizem ser devido à natureza do animal ou erro do treinador, porém se pegarmos as imagens podemos ver claramente que não houve erro por parte de treinadores, e em seu habitat nunca foi relatado um ataque de orca ao homem.


Então qual seria o motivo desses ataques???
Vamos analisar as orcas, mais especificamente, Tilikum.
Capturado em 1983 no atlântico norte, Tilikum foi vendido para o SeaLand(parque aquático localizado no Canadá), onde dividia o tanque com duas fêmeas, em 1991 ocorreu o primeiro ataque resultando na morte da treinadora Keltie Byrne, logo após foi transferido para o Sea World. Em 1999 um rapaz, Daniel Dukes, foi encontrado morto na piscina de Tilikum, a princípio relatou que seu óbito foi causado por hipotermia, mas laudo de especialistas comprovou que o real motivo foi um possível ataque de Tilikum, já que era o único animal na piscina. Em 2010 Tilikum fez outra vítima, desta vez a treinadora de 40 anos Dawn Branchaeu. Hoje Tilikum está à beira da morte, pois contraiu uma grave infecção nos pulmões.
Tilikum com a treinadora Dawn Branchaeu
Os ataques de Tilikum não foram os únicos ataques de orcas registrados em parques aquáticos.
Para especialistas o real motivo dos ataques pode ser visto como uma vingança da captura traumática que sofreram, dos ataques e diversos ferimentos ocasionados pelas orcas que dividiam a piscina, da separação de seus filhotes, do pequeno espaço que estavam confinados, de ter sua expectativa de vida reduzida em um cativeiro...
As orcas são animais que possuem em seu cérebro uma parte alongada próximo ao local que esta ligada as emoções, por isso alguns especialistas acreditam que os ataques possam ser uma vingança.
O Sea World prometeu acabar com o show onde as atrações são as orcas, e anunciou que não terá novas gerações de orcas por captura, nem por reprodução em cativeiro.
FONTE: https://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/internacional/america/seaworld-espetaculo-ou-crueldade-vimos-as-famosas-orcas,09332e45f669389b67a81282b9594fd1jzw6RCRD.html
http://jovempan.uol.com.br/entretenimento/turismo/apos-polemica-seaworld-anuncia-fim-de-programa-de-espetaculos-com-orcas.html
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/11/seaworld-encerra-shows-com-orcas-apos-anos-de-polemica-nos-eua.html
OBS: Para saber mais do assunto recomendo o documentário Blackfish




Nenhum comentário:

Postar um comentário