terça-feira, 29 de março de 2016

Ecoturismo Marinho

      A fim de fugir da rotina caótica do cotidiano nos grandes centros urbanos, cada vez mais pessoas estão procurando lazer em locais mais próximos da natureza. Dessa maneira, o ecoturismo tem conquistado um espaço maior no mercado, apresentando, segundo a Organização Mundial do Turismo, um crescimento de mais de 20% ao ano.
      O ecoturismo é um dos ramos da atividade turística que utiliza as maravilhas naturais como uma fonte de lazer e uma válvula de escape do estresse, além de visar a necessidade de preservação dos ecossistemas, tanto aquático como terrestre. Além do ecoturismo voltado pra região serrana, um segmento que vem despertando muito o interesse da população é o ecoturismo marinho, no qual são propostas atividades de mergulho e passeios de barco a fim de conhecer o fundo do mar e sua biodiversidade sob outro ângulo, garantindo experiências diversas e uma integração maior com o meio ambiente.
      Entretanto, para praticar o ecoturismo marinho, certos cuidados são extremamente necessários, por exemplo: para realizar mergulhos é essencial procurar sempre grupos especializados na área, ou seja, nunca devemos nos aventurar sozinhos pelos oceanos. Além disso, também é fundamental o uso de roupas isolantes, máscara de mergulho, snorkel, um par de nadadeiras e cilindro de ar comprimido. 
      Após serem tomadas essas medidas, é só explorar a biodiversidade local, porém com o máximo de sustentabilidade, já que o objetivo principal do ecoturismo é divulgar as atrações naturais para um maior número de pessoas, mas fomentando uma maior conscientização sobre as belezas naturais e sobre a necessidade de preservar o meio ambiente.
      Assim, através do mergulho, pode-se conhecer melhor tanto a fauna – estrelas, pepinos e ouriços do mar, muitas espécies de peixes de pequeno e grande porte – mas também os recifes de corais.
      Alguns locais famosos para se realizar ecoturismo marinho no Brasil são: Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, Maracajaú (RN), Porto de Galinhas (PE), Angra dos Reis (RJ), Fernando de Noronha (PE) e Ilhabela (SP).

Mergulhadora no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos


Exemplos de fauna encontrados no ambiente marinho: bolacha do mar, estrela do mar, pepino do mar e ouriço do mar


Fontes:

http://revistaecoturismo.com.br/turismo-sustentabilidade/turismo/ecoturismo/

http://viagem.uol.com.br/noticias/2014/08/28/turismo-com-mergulho-e-boa-opcao-ate-para-quem-nao-sabe-nadar.htm#fotoNav=5

http://www.infoescola.com/ecologia/ecoturismo/

http://www.trilhaseaventuras.com.br/lista-de-equipamentos-para-mergulho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário