quinta-feira, 10 de março de 2016

Um pouco sobre Biologia Marinha


      A biologia marinha é a área das Ciências Biológicas que estuda o ambiente marinho como um todo, desde seres microscópicos até os ecossistemas. Nela são consideradas as relações entre os organismos vivos com o meio e a interferência dos humanos para com o ambiente, com o propósito de analisar os impactos ambientais, advindos das atividades industriais, da pesca predatória e do turismo, além do descarte de lixo inadequado feito pela população civil. Dessa forma, o profissional da área marinha é fundamental para a preservação da fauna e da flora de águas salgadas.
       A importância do trabalho desse cientista se torna mais significativa com o fato de que o planeta Terra é coberto, em sua superfície, por 71% de mares. Sendo que, a maior parte dos oceanos tem profundidade superior a três mil metros.
      O estudo da vida marinha foi aprofundado durante a Revolução Científica (século XVII), no qual vários estudiosos de diversas áreas contribuíram para o entendimento das relações entre o mar, os organismos que ali vivem, as leis da física e os seres humanos. Dentre os mais famosos estão: Isaac Newton, que foi capaz de explicar o efeito da Lua nas marés e Antoine Lavoisier, que foi a primeira pessoa a analisar quimicamente as águas salgadas.
      Até o ano de 1860, acreditava-se que não havia vida nos mares abaixo de 600m, devido a Teoria Azóica criada por Edward Forbes, um pioneiro da Oceanografia Biológica. Contudo, sua teoria foi questionada quando foram trazidos para a superfície inúmeros organismo vivos que habitavam abaixo da profundidade proposta por ele. Tal descoberta incentivou pesquisas na área marinha. 
      Atualmente, quem deseja seguir neste campo de atuação deve se graduar em Ciências Biológicas e depois se especializar em Bilogia Marinha, tendo como opção no mercado de trabalho seguir carreira em instituições de preservação ambiental e animal, em empresas de ecoturismo, em parques aquáticos, na área acadêmica, dentre outros.




Maior recife de corais do mundo, situado na Austrália.


Edward Forbes
Biólogos marinhos atuando.

















  Fontes:

  • http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/33492/historia-da-oceanografia
  • http://www.todabiologia.com/biologia_marinha.htm
  • http://www.unisanta.br/Graduacao/Ciencias_Biologicas_Bacharelado
  • http://brasilescola.uol.com.br/biologia/recifes-corais.htm
  • http://www.cotebleue.org/forbes.html
  • http://www.cursoseprofissoes.com/quanto-ganha-o-biologo-marinho/






     
     

Um comentário:

  1. Gostei bastante ... É um excelente blog pra quem é curioso e quer conhecer mais coisas sobre a vida marinha!!

    ResponderExcluir